URBS fracassa; Ligeirão Norte atrasa

Alguns esclarecimentos para quem ainda acredita que veículos sobre pneus resolvem nosso problema de transporte coletivo.
1. O Ligeirão Norte não vai diminuir o tempo de viagem de 40 para 25 minutos. Especialistas em trânsito garantem. E quem viver, verá.
2. O número de passageiros transportados não vai aumentar 50%
3. As obras de alargamento da canaleta para permitir a transposição não vão ficar prontas em seis meses, como foi prometido. Elas vão acabar com vagas de estacionamento e de circulação de carros nas pistas laterais.
4. Estações-tubo como Constantino Marochi, Bom Jesus e Fernando de Noronha continuam em obras; algum dia serão reativadas, mas as obras seguem atrasadíssimas.
5. A cidade não vai lucrar com isso. Quem lucra são as fábricas de ônibus, que usam Curitiba como vitrine para vender o sistema BRT a outras cidades.
6. As cidades que importaram o BRT não estão satisfeitas com o que compraram. Bogotá vive uma crise nos transportes coletivos e agora a população exige um metrô.
Em março do ano passado, protestos pelos atrasos e excesso de passageiros resultaram em batalha entre o povo e a polícia.
Deixe um comentário